segunda-feira, 25 de abril de 2011

Visita técnica à Marcopolo e Todeschini

Alunos da disciplina de administração de marketing II participarão da visita técnica às empresas Marcopolo S.A, em Caxias do Sul e Todeschini S.A, em Bento Gonçalves, na próxima segunda feira, dia 02 de maio.

Com o objetivo de associar o aprendizado alcançado durante o curso às práticas realizadas por duas grandes companhias gaúchas, exemplos de gestão e competitividade em seus segmentos de negócio, a atividade é integrante do projeto de coaching do curso de administração.

Além de verificar as realizações cotidianas das empresas visitadas, a atividade contará como atividade complementar por meio do desenvolvimento de produção discente vinculada ao projeto de coaching.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A gestão além da qualidade

Algum tempo atrás as empresas tinham o foco total em qualidade e esse era o caminho para tornar um negócio bem- sucedido. O dia a dia começou a mostrar que mesmo com produtos de qualidade, se não houvesse uma gestão equilibrada e de olho também nos procedimentos internos, não seria fácil se destacar.

Uma declaração do diretor executivo da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Ricardo Correa, leva cada gestor a refletir a questão. Ele diz que as organizações passaram a fazer não só a gestão da qualidade dos processos, mas também a trabalhar a qualidade da gestão. Isso é fundamental para sobreviver no mercado.

Para obter esse tão sonhado sucesso na gestão, a FNQ sugere seguir oito passos que podem auxiliar nossos líderes:

1 – Seja um líder exemplar

O líder precisa atuar de forma aberta, democrática e ativa, incentivando a cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses da organização.

2 – Equilibre planos a curto e longo prazos

Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender.

3 –Conheça e ouça clientes

Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades. Com isso será possível oferecer serviços e produtos adequados aos grupos. Promova avaliações periódicas para medir o nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir reclamações e sugestões.

4 – Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável

Fique atento aos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente. Promova ações e projetos sociais, envolvendo e conscientizando colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

5 – Organize informações

Registre e documente as informações necessárias para a execução das atividades da empresa. Disponibilize ferramentas e tecnologias que possibilite e compartilhamento dessas informações com todos os colaboradores envolvidos.

6 – Incentive, respeite e valorize colaboradores

Defina funções e responsabilidades dos colaboradores para que haja sinergia do trabalho em equipe. Disponibilize ações de capacitação e planos de treinamento para desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para as atividades diárias.

7 – Domine os processos e forneça informações confiáveis

Os gestores devem conhecer e segmentar os processos que agregam valor para o seu negócio, assim como aqueles relacionados aos fornecedores e aos aspectos financeiros. A tomada de decisões e a execução de ações precisa ter como base a medição e a análise de desempenho, além de incluir os riscos identificados.

8 – Controle o desempenho do negócio

A empresa deve estabelecer indicadores e metas que permitam controlar as principais atividades e analisar o desempenho. Esses indicadores e metas precisam avaliar finanças, produção, vendas, fornecedores, clientes,colaboradores e questões ambientais.

Essas diretrizes são um ponto de partida para uma gestão de sucesso. Elas podem abrir caminho para várias outras iniciativas e processos de boas práticas. Por isso, vale a pena tentar segui-las.

Essas etapas são baseadas nos Critérios de Excelência do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), difundido pela própria FNQ.

Por: Blog HSM

terça-feira, 19 de abril de 2011

Coaching: o sonho de consumo de 10 entre 10 profissionais

Quem nos disse que crescer era fácil nos enganou, pois o crescimento pode ser mais difícil do que imaginamos. Para entender como nos desenvolvemos, vale à pena relembrar o conceito das fases da vida, que podemos dividir em cinco etapas: infância, adolescência, fase adulta, amadurecimento e terceira idade.

Na infância somos totalmente dependentes, o que muda radicalmente na adolescência, quando lutamos desesperadamente pela nossa independência. Próximo aos 20 anos, entramos na fase adulta, onde o que nos motiva é a liberdade, o poder, o sucesso, a vontade de ganhar dinheiro. Nessa fase temos energia de sobra e, na grande maioria das vezes, é onde se inicia nossa vida profissional.

A primeira reflexão verdadeira ocorre aproximadamente aos 40 anos, na fase do amadurecimento, quando questionamos tudo: se a profissão que exercemos é mesmo a que nos realiza e nos completa, se estamos casados com a pessoa certa, se educamos bem nossos filhos, se fazemos as coisas que nos dão prazer... Enfim, se estamos conduzindo bem nossas vidas.

A resposta só virá na terceira idade, lá perto dos 65 anos, quando todos nós iremos pagar as contas de tudo que fizemos ao longo de nossas vidas, e que é apresentada em quatro áreas: como tratamos da nossa saúde (nosso corpo é o passaporte para o futuro), nossos relacionamentos (como nos relacionamos com nossos pais, cônjuges, filhos, amigos, colegas de trabalho etc.), nossas finanças pessoais (como tratamos nossos recursos financeiros, nosso bolso) e nossa carreira (como gerenciamos nossa vida profissional).

Vale agora uma reflexão de como você está gerenciando essas quatro áreas da vida. Mas, vamos nos restringir a área Carreira, e para falar de vida profissional irei traçar um paralelo com o que existe de mais atual em processo de desenvolvimento: o coaching, o sonho de consumo de qualquer profissional.

Coaching é um processo que se dá por meio de um facilitador treinado, um coach (técnico, em inglês), cujo objetivo é fazer com quem seu coachee (pessoa que recebe o processo de coaching) alcance seus objetivos de desenvolvimento pessoais e profissionais, encontrando soluções para os seus problemas.

Todo processo de coaching busca levar a pessoa do ponto A ao ponto B. A pessoa é instigada a traçar um plano de ação para que as mudanças de ordem comportamentais aconteçam, ou seja, deve-se implementar, no dia a dia, novas atitudes, baseadas em como estou hoje e como irei agir no futuro.

Assim, é possível identificar quais competências é preciso desenvolver. Essas características são diagnosticadas de várias formas - como, por exemplo, por análise de perfil comportamental, auto-análise etc. - sempre de comum acordo entre coach e coachee.

Juntos, irão estabelecer o plano de ação para uma competência específica, que geralmente é a mais crítica, que deverá ser implementada no prazo de três meses. A cada 15 dias, terão reuniões de ajustes do plano identificando possíveis correções para que o planejamento aconteça na prática. O sucesso dessa metodologia está mais que comprovada e as pessoas acabam por identificar e implementar novas atitudes em suas vidas, o que facilita exponencialmente o desenvolvimento profissional e até pessoal.

Entretanto, esse processo tem dois grandes inconvenientes. O alto custo envolvido, não é novidade que os processos de coaching são muito caros e elitistas, e a necessidade de tirar o colaborador do seu ambiente de trabalho, isto é, deslocamento físico do coachee até o local de trabalho do coach. Portanto, hoje, esse processo está restrito ao topo da pirâmide nas empresas, que inclui somente o presidente e a alta gestão.

O desafio é permitir que essa metodologia possa ser utilizada por todos os colaboradores dentro de uma empresa, independente do seu porte, e não existiria outra forma de fazê-lo a não ser desenvolver o mesmo processo do coach presencial, porém de forma virtual. Incluindo-se, ainda, a realização do diagnóstico para identificar as competências a serem desenvolvidas, a elaboração do plano de ação, os ajustes quinzenais do planejamento e o mais importante, a facilidade de definir uma rede de avaliadores para cada participante que irão "acompanhar" a evolução de seus avaliados através de sessões de feedbacks eletrônicos e anônimos.

Está nascendo uma nova forma de coaching, chamada de e-coaching ou coaching digital, que certamente irá revolucionar a forma de como as pessoas irão se desenvolver, com inúmeras vantagens de custo e de facilidade na utilização, utilizando a internet como melhor aliada no processo de autodesenvolvimento e de autogestão de qualquer pessoa.

Por Rubens Gustavo Gurevich para o RH.com.br

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sites de compras coletivas também são oportunidades de emprego

Segundo a Catho Online, entre janeiro e março, foram mais de mil vagas abertas, com salários que podem chegar a R$ 9.962

Além de possibilitarem a compra de produtos e serviços por preços mais baratos do que os usualmente cobrados, os sites de compras coletivas também são oportunidades de emprego, segundo revelam dados da Catho Online.


De acordo com a empresa, entre janeiro e março deste ano, foram mais de mil vagas abertas, com salários que podem chegar a R$ 9.962, caso de um gerente comercial.



No período, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba concentraram a maior parte das oportunidades.



Cargos


Ainda segundo a Catho, na maior parte das vagas para o setor, a experiência com e-commerce é vista como diferencial, sobretudo para quem se interessa pelo cargo de gerente comercial.



Dentre os profissionais mais requisitados, estão os da área de informática, marketing/publicidade propaganda, além daqueles com foco na área comercial, como vendedor e representante comercial e estagiários, que nos sites de compras coletivas costumam atuar na análise de informações e perfil do usuário.



No que diz respeito aos salários, informa a Catho, estes ficam em média na casa dos R$ 2 mil aos R$ 3 mil. Um estagiário, contudo, recebe cerca de R$ 700 a R$ 837 por mês.


Fonte: Portal do Administrador

Reunião projeto de coaching com Conselho de Líderes

Dia 19 de abril próximo, das 20:00 às 21:00, na sala de multimeios haverá reunião com o Conselho de Líderes do curso para tratar do projeto de coaching.

Na oportunidade será detalhado o cronograma das atividades deste primeiro semestre, assim como a metodologia de aplicação dos questionários e inscrição dos alunos nos programas do projeto.

Portanto, conversem com seus colegas e tragam suas eventuais dúvidas para fazermos com este projeto os melhores resultados de sua formação.

Saiba como as pequenas empresas montam a sua primeira equipe de trabalho

De acordo com especialista, a escolha do profissional é determinante para o sucesso da nova empresa

Montar uma empresa depende de diversos fatores, como estudar o mercado, os concorrentes, fazer um planejamento, procurar um ponto comercial que atenda às necessidades do empresário, entre outros. Além disso, o empreendedor tem de pensar nas pessoas que, juntamente com ele, farão a empresa funcionar: os colaboradores.


A boa escolha do profissional é fundamental para o sucesso da nova empresa. De acordo com o headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Weider Silva, contratar pessoas não qualificadas para as atividades pode comprometer o crescimento do empreendimento.



Como escolher


Para que isso não ocorra, ele afirma que o empresário tem de procurar conhecer sobre as áreas de sua empresa. “É importante buscar informações, pode ser em um curso do Sebrae, por exemplo. O fundamental é que a pessoa tenha algum conhecimento no assunto para poder escolher o profissional”, acrescenta.



Como exemplo, ele cita ter conhecimento, mesmo que não seja tão profundo, sobre a área financeira, que indiferentemente do segmento de atuação da empresa é uma das mais prioritárias. Outra contratação revelante é para a área de Recursos Humanos.



Em relação aos outros setores, ele afirma que a prioridade de contratação depende do segmento da organização. “Depende do tamanho e do tipo de negócio, já que são perfis diferentes”, explica.



Já o coordenador de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Samuel Artus, declara que é fundamental que o empreendedor entenda de quais profissionais ele realmente precisa. Nesta avaliação, ele tem de considerar a definição do processo, o fluxo de trabalho e o que ele espera daquele departamento.



“Isso definirá o perfil do contratado. Com estas informações, ele consegue saber qual pessoa é mais adequada para atender sua demanda. Dessa maneira, você não contrata nem a mais nem a menos”, diz.



Processo seletivo


Com os dados em mãos, o próximo passo é iniciar o processo seletivo. Artus esclarece que o processo depende do cargo de profissional que a empresa procura. Para vagas mais operacionais, a indicação é anunciar em veículos de comunicação, como os jornais, além de divulgar sobre a contratação em sindicatos e lugares que estes profissionais frequentam.



Para oportunidades voltadas para nível médio ou Educação Superior, o especialista aconselha que o empresário busque as redes sociais, os sites de emprego, as universidades e alguns veículos de comunicação.



Já se a vaga aberta for muito estratégica, a empresa pode contratar empresas de recrutamento ou consultorias que irão fazer o convite de trabalho para determinado profissional, como a pessoa que atua no concorrente. Vale destacar que, para isso, o empreendedor terá um custo maior.



Também é possível contratar profissionais que trabalharam diretamente com empreendedor em outras empresas ou que foram indicados pela rede de contatos. No processo de indicação, é fundamental que o empresário considere apenas a qualificação e capacidade do candidato indicado.



Prestadoras de serviços


Outra dica é que o empresário contrate outras empresas que possam suprir a demanda de determinada área, como é o caso da área contábil e TI (Tecnologia da Informação). Além disso, em épocas sazonais, a empresa pode terceirizar algumas funções.


Por: Equipe Infomoney


Vagas temporárias devem fazer emprego crescer 40% entre abril e junho

Os meses de abril, maio e junho devem se caracterizar pelo grande número de oportunidades temporárias. Dados da consultoria de recursos humanos Manpower apontam uma expectativa líquida de emprego de 40% no País para essa época.

“Aliado às boas oportunidades geradas pelos próximos períodos de contratação temporária, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, temos para o próximo trimestre a previsão de crescimento em todos os setores da economia e em todas as regiões do País. Estas perspectivas apontam um desenvolvimento forte e real para o mercado de trabalho do Brasil”, afirma o executivo da Manpower, Riccardo Barberis.

As vagas temporárias não são o fim das oportunidades. Embutido a isso, está a perspectiva de efetivação do trabalhador provisório. Segundo a Pesquisa Setorial 2009/2010 da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), a média de efetivação do trabalho temporário nos dois últimos anos foi 37,3%. Considerando apenas o setor de serviços, a média sobe para 45%.

A média mensal de trabalhadores temporários no período entre 2009 e 2010 foi de 902 mil, com base de remuneração mensal de R$ 903. Do total de trabalhadores temporários, 14,5% são jovens em situação de primeiro emprego. “Os grandes ciclos de contratação sazonal são ótimas oportunidades, seja para quem procura o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Mas os candidatos ao emprego temporário devem ficar atentos às vagas durante o ano todo, pois várias empresas procuram por mão de obra esporádica, seja para lançar um produto no mercado ou fazer uma promoção fora do calendário de datas comemorativas”, afirma Barberis.

Conjuntura
Desenvolvido pela Ciett (Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego), a edição 2011 do Relatório Econômico “O setor de trabalho temporário ao redor do mundo” aponta que 55% dos trabalhadores temporários brasileiros atuam no setor de serviços. Quanto à escolaridade, 37% deles não completaram o segundo grau, 52% completaram o segundo grau e apenas 11% possuem ensino superior.

Em outro estudo, feito pela Manpower, evidenciou-se que 64% dos quase mil empregadores entrevistados no País, em 2010, relataram que faltam profissionais adequados para preencherem as vagas disponíveis.

Segundo Barberis, por conta desta realidade, quem busca no emprego temporário uma oportunidade de entrar definitivamente no mercado de trabalho deve se manter apto e qualificado para ocupar os postos em aberto.

“Ainda que muitas empresas tenham assumido o papel de capacitadoras, elas devem compreender uma nova ideia de formação continuada. Da parte dos candidatos, eles devem possuir outras qualidades que agreguem valor à organização, devem mostrar interesse e compromisso para permanecer relevantes no mercado. A boa formação na escola e nas universidades é o primeiro passo para superar esse desafio”, completa.

Por: Equipe InfoMoney
15/04/11 - 08h56
InfoMoney

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lançado o Projeto de Coaching do Curso de Administração

Nesta segunda-feira, 11 de abril, foi lançado o Projeto de Coaching do Curso de Administração, no auditório da Campus.


No lançamento, conjunto com o Curso de Hotelaria, apresentou-se aos alunos a proposta do curso associada ao projeto institucional da Unidade. Além dos coordenadores dos respectivos cursos, falaram do projeto e de sua importância enquanto pioneirismo na área da educação superior e na promoção da formação profissional o Diretor do Campus, professor Luis Antonio Longo, e a Coordenadora deEnsino, professora Débora Thomas.


Dentre os temas versados, cabe destaque a participação do Conselho de Líderes no papel de articulador dos interesses e proposições do alunado para reflexo no desenvolvimento do projeto.


Contate o representante da disciplina e venha participar do projeto de coaching do seu curso.

domingo, 10 de abril de 2011

COACHING PROJECT DA ADMINISTRAÇÃO

Será nesta segunda, dia 11 de abril, às 21h, o lançamento do "Coaching Project" do curso de administração. O projeto institucional, liderado pela Direção do Campus, Coordenação de Ensino e Coordenações de Cursos, destaca um conjunto de atividades focadas em prol do desempenho acadêmico do alunado dos cursos, encaminhando-os para as novas demandas da vida do trabalho e dos negócios. Convide seus colegas e venha saber do que se trata. Não fique fora desta; o benefício é para todos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Reunião Conselho de Líderes

Na próxima terça-feira, dia 05 de abril, às 20:30, no Auditório do Campus, haverá a primeira reunião do Conselho de Líderes do curso de administração. A atividade tem como pauta a escolha dos representates discentes para a composição junto ao colegiado do curso, assim como para apresentar o Coaching Project desenvolvido pela instituição. Contamos com a presença dos representantes de sua turma.

Secretário Estadual de Esporte e Lazer falou sobre as oportunidades da Copa do Mundo de 2014 em Aula Inaugural da ULBRA Torres

Na última segunda-feira, dia 28, a ULBRA Torres recebeu a ilustre visita do secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, que veio a cidade ministrar a Aula Inaugural conjunta de seis cursos de graduação da instituição. O evento aconteceu no Centro de Convenções do campus, para um público de aproximadamente 300 pessoas. Estiveram no palco com Kalil Sehbe o diretor da ULBRA Torres, Luís Antônio Longo, a coordenadora de Ensino, Débora Thomas, o capelão do campus, pastor Gérson Güths, o coordenador do curso de Administração, André Luis Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Gibraltar Vidal, e o secretário municipal de Turismo Indústria e Comércio, José Ivan Pereira, representando o prefeito de Torres. Em sua Aula Inaugural, o secretário estadual de Esporte e Lazer explanou sobre as oportunidades da Copa do Mundo de 2014. Num segundo momento, o professor André Luis Teixeira, mediador do evento, abriu espaço para perguntas do público. Sehbe foi questionado, entre outros assuntos, sobre os investimentos previstos para o Litoral Norte e a possibilidade de Torres ser sede de treinamento ou de uma Fun Fast da Copa. A este respeito, o secretário informou que ocorrerá uma terceira etapa de triagens para definição das sedes e Torres está entre as 29 cidades concorrentes. Falou ainda sobre a ampliação das oportunidades de emprego no Estado e o legado que será herdado após a Copa nas esferas pública e privada, com destaque para a saúde, segurança e infra-estrutura. A Aula Inaugural com Kalil Sehbe foi uma promoção dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Design de Moda, Educação Física, Fisioterapia, Hotelaria e Turismo da ULBRA Torres.