Na sexta-feira dia 15.06 foi realizada reunião do colegiado do curso de administração com a participação do aluno Cassio Witt. Diversos projetos estão sendo planejados para 2012.2, como a terceira edição da Feira de Agronegócios, a semana acadêmica do curso, além de visitas técnicas especiais vinculadas ao projeto coaching, uma viagem para um congresso e uma aula inaugural especial. Aguardem, em breve todas as informações serão divulgadas.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Planejamento do Próximo Semestre
Na sexta-feira dia 15.06 foi realizada reunião do colegiado do curso de administração com a participação do aluno Cassio Witt. Diversos projetos estão sendo planejados para 2012.2, como a terceira edição da Feira de Agronegócios, a semana acadêmica do curso, além de visitas técnicas especiais vinculadas ao projeto coaching, uma viagem para um congresso e uma aula inaugural especial. Aguardem, em breve todas as informações serão divulgadas.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Visita à Escritório de Contabilidade
Na última semana, alunos da disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, ministrada pelo prof. Lauro Matos, visitaram o Escritório Contábil Matos, onde, com a colaboração da contadora Rose Matos, foi exposto aos alunos os principais procedimentos nos registros dos valores e o reflexo dos mesmos nos relatórios contábeis. Foi evidenciada a importância de se manter um sistema de controle confiável para fornecer ao administrador ferramentas necessárias para a tomada de decisão.
A visita foi importante, pois o sistema utilizado para fazer os lançamentos contábeis não pode ser utilizado fora do escritório autorizado. Esta iniciativa faz parte da orientação geral do curso de administração, voltado para a inovação e o empreendedorismo, Isso significa que o professor deve oportunizar aos alunos vivências em situações e projetos de aprendizagem ativa e prática, construídos a partir de metodologias interativas e inovadoras que tirem o aluno da zona de conforto.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Ofertas de Pós Graduação 2012.2
Gestão Estratégica de Marketing
Apresentação
Os conhecimentos das ciências administrativas são de fundamental
importância para a região e o país. O desenvolvimento e o crescimento
sustentáveis do Brasil dependem, em grande parte, da capacidade de seu
empresariado. Neste contexto, as organizações devem estar aptas a oferecer e criar
soluções e respostas concretas para os problemas e oportunidades do ambiente no
qual estão inseridas. O melhor caminho para atingir esse objetivo é o tema
central de estudo do marketing estratégico. Considerando o aumento contínuo da
competitividade, é fundamental a formação continuada de profissionais capazes
de assumirem o papel de líderes no processo de crescimento das organizações a
partir do foco no cliente.
Objetivo Geral
Formar líderes profissionais em nível de pós-graduação com as
competências necessárias para atuar na melhoria de desempenho das organizações,
a partir das estratégias de marketing, com foco na orientação para o cliente.
Objetivo Específico
Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e de análise crítica dos negócios sob uma visão ampla de seu ambiente, a partir da perspectiva de marketing.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Marketing.
Oferecer ao aluno ferramentas e fundamentos para que ele possa liderar e gerenciar projetos de marketing.
Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e de análise crítica dos negócios sob uma visão ampla de seu ambiente, a partir da perspectiva de marketing.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Marketing.
Oferecer ao aluno ferramentas e fundamentos para que ele possa liderar e gerenciar projetos de marketing.
Público-Alvo
Profissionais de nível superior com exercício em funções executivas e/ou
áreas afins, empreendedores, empresários, gestores públicos e demais
interessados em aprofundar conhecimentos em Gestão Estratégica de Marketing com
foco no cliente.
Matriz Curricular
Disciplina
|
CH
|
Direito Empresarial e do Consumidor
|
30
|
Marketing Digital e Comércio Eletrônico
|
30
|
Pensamento Estratégico
|
30
|
Fundamentos de Marketing
|
30
|
Planejamento de Marketing
|
30
|
Trabalho de Conclusão de Cursp
|
30
|
Comunicação Integrada
|
30
|
Estratégias de Marketing e Logística
|
30
|
Gestão e Inovação de Marcas e Produtos
|
30
|
Gestão de Vendas e de Serviços
|
30
|
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
|
30
|
Métodos de Pesquisa em Administração
|
30
|
Comportamento do Consumidor
|
30
|
TOTAL
|
390
|
Professores Confirmados
Adriana Peccin: coordenadora do curso, professora da Ulbra de Torres e
Consultora.
Paulo Abdala: coordenador e professor do curso de administração da Ulbra
Torres, Doutorando e Mestre em administração pela UFRGS e Consultor.
Wilmar Soares: coordenador adjunto e professor do curso de administração
da Ulbra Torres e Consultor.
Rogério Silva: professor da Ulbra em diversos campi.
Euclides Rosa: professor da Ulbra e Mestre em administração pela UFRGS .
Alexandre Paim: professor da Ulbra em diversos campi.
Vinícius Magnus: gestor no SESC Hotel e professor da Ulbra Torres.
Paula Bittencourt: coordenadora do curso de desing de moda da Ulbra
Torres e mestre em design pela Ulbra.
Carla Alegretti: professora de arquitetura, designer de produto e mestre
em engenharia da produção pela UFSM.
Eduardo Basso Jr: coordenador do curso de administração da Ulbra Porto
Alegre e Mestre em Administração pela UFRGS.
Investimento
18 parcelas de R$ 347
Finanças Empresariais e Inovação de Negócios
Apresentação
O curso de Finanças Empresariais e Inovação nos Negócios é um curso
diferenciado em termos de especialização na área de administração, sendo
voltado para preencher uma lacuna dos gestores e empresários, qual seja
compreender negócios a partir da ótica de seus resultados, principalmente
calcado nos eixos da gestão financeira e do processo de inovação. Ao propor uma
visão ampliada da gestão financeira empresarial, incluindo todas as suas
interfaces com as outras áreas da empresa, este curso proporciona uma
perspectiva qualificada do que é uma gestão empresarial voltada para o
atingimento de resultados positivos. Assim, os egressos deste curso serão
especialistas em gerenciar negócios do início ao fim, aliando as capacidades
analíticas, organizadoras, planejadoras e executivas com o processo contínuo de
inovação, fundamental para garantir a continuidade das empresas em um mercado
de crescente competitividade.
Objetivo Geral
Capacitar os alunos para gerenciar empresas a partir da ótica financeira
e da geração de resultados positivos, dando ênfase para o processo de inovação
voltado para a competitividade empresarial.
Objetivo Específico
Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e condução dos negócios sob uma visão ampliada que alia finanças e inovação.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Finanças Empresariais.
Desenvolver a ênfase no processo transversal de inovação que permeia todas as áreas e processos de uma empresa competitiva.
Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e condução dos negócios sob uma visão ampliada que alia finanças e inovação.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Finanças Empresariais.
Desenvolver a ênfase no processo transversal de inovação que permeia todas as áreas e processos de uma empresa competitiva.
Público-Alvo
Profissionais de nível superior com exercício em funções executivas e/ou
áreas afins, empreendedores, empresários, gestores públicos e demais
interessados em aprofundar conhecimentos em gestão financeira e inovação.
Matriz
Curricular
Disciplina
|
CH
|
Gestão do Passivo Governamental
|
30
|
Gestão do Passivo Financeiro
|
30
|
Gestão de Ativos - Clientes
|
30
|
Análise Econômica e Financeira
|
30
|
Controladoria e Administração de Resultados
|
30
|
Métodos de Pesquisa em Administração
|
30
|
Gestão de Ativos - Logística
|
30
|
Gestão de Ativos - Financeiro
|
30
|
Gestão de Ativos - Fator Humano
|
30
|
Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial
|
30
|
Gestão da Inovação e do Conhecimento
|
30
|
Gestão do Passivo Trabalhista
|
30
|
Trabalho de Conclusão de Curso
|
30
|
TOTAL
|
390
|
Professores Confirmados
Ramon Krás: professor da Ulbra Tirres, contador, advogado, especialista
em gestão financeira e coordenador deste curso.
Adriana Peccin: professora da Ulbra Torres e Consultora.
Paulo Abdala: coordenador e professor do curso de administração da Ulbra
Torres, Doutorando e Mestre em Administração pela UFRGS e Consultor.
Wilmar Soares: coordenador adjunto e professor do curso de administração
da Ulbra Torres e Consultor.
Rogério Silva: professor da Ulbra em diversos campi.
Euclides Rosa: professor da Ulbra e Mestre em administração pela UFRGS.
Eduardo Basso Jr: coordenador do curso de administração da Ulbra de
Porto Alegre e Mestre em Administração pela UFRGS.
Leandro Benedetto: Professor da Ulbra Canoas, especialista em
controladoria e contabilidade gerencial e controlador da Box Print.
Investimento:
18 parcelas de R$ 347
Gestão da Moda e do Varejo
Apresentação
O varejista de moda deve estar atualizado com tendências para que
otimize suas compras e que a sua loja deve ter alma, pois o seu papel é trazer
ao consumidor o bem-estar, podendo atender as suas necessidades e desejos. A
partir de uma marca ou de um público-alvo definido, esse profissional elabora o
plano de vendas anual, calcula a quantidade de peças a ser comprada
mensalmente, obedecendo o giro e os estoques planejados para o negócio. Além
disso, viaja para os grandes centros de moda para conhecer as últimas
tendências, negocia com fornecedores, acompanha a concorrência, desenvolve
coleções e calcula os preços, os mark-ups e os mark-downs para os produtos sob
sua responsabilidade. Também tem noções de visual-merchandising e propõe as
melhores maneiras de expor os produtos.
Objetivo Geral
O objetivo deste curso é o de capacitar os participantes a dominar as
ferramentas de Gestão de Moda com uma ampla visão do setor têxtil, visual
merchandising, coleção e varejo.
Objetivo Específico
Oferecer ao participante do curso as ferramentas necessárias ao desempenho das funções de gestão, desenvolvimento e operacionalização das atividades referentes ao varejo de moda;
Formar profissionais na área de moda com conhecimentos em projetos que envolvam sistemas de informações visuais, culturais e tecnológicas;
Permite interpretar tendências, reconhecendo as dificuldades e oportunidades para sua adequação do mix de produtos e coleções a ser trabalhado na operação da loja.
Oferecer ao participante do curso as ferramentas necessárias ao desempenho das funções de gestão, desenvolvimento e operacionalização das atividades referentes ao varejo de moda;
Formar profissionais na área de moda com conhecimentos em projetos que envolvam sistemas de informações visuais, culturais e tecnológicas;
Permite interpretar tendências, reconhecendo as dificuldades e oportunidades para sua adequação do mix de produtos e coleções a ser trabalhado na operação da loja.
Público-Alvo
Profissionais que
atuam no mercado de moda ou que tenham interesse em ingressar no mesmo.
Matriz Curricular
Disciplina
|
CH
|
Branding de Moda
|
30
|
Planejamento de Produto e Negócios de Moda
|
30
|
Trabalho de Conclusão de Curso
|
30
|
Fundamentos Socio Antropologicos da Moda
|
30
|
Marketing de Moda
|
30
|
Visual Merchandising
|
30
|
Gestão de Serviços, Varejo e Vendas
|
30
|
Gestão de Compras e de Estoque
|
30
|
Direito do Consumidor
|
15
|
Plano de Negócios de Moda
|
45
|
Pesquisa de Moda
|
30
|
Psicossociologia da Moda
|
30
|
Finanças e Custos Aplicados á Moda
|
30
|
TOTAL
|
390
|
Investimento
18 parcelas de R$ 328,00
Gestão e Auditoria em Saúde
Apresentação
O curso é proposto pelos cursos de graduação presencial em Administração
e Enfermagem da unidade Torres. Proporcionará aos profissionais da área da
saúde e afins conhecimentos, habilidades e atitudes para o acesso às novas
tecnologias em saúde.
Objetivo Geral
Qualificar os profissionais de cursos superiores para a produção de
novas tecnologias em saúde para atuarem como líderes nas organizações
melhorando os indicadores de saúde, a otimização dos recursos disponíveis e a
qualidade nos serviços de saúde.
Objetivo Específico
Proporcionar aos profissionais noções de auditoria, oferecendo subsídios suficientes à sua atualização e aperfeiçoamento;
Relacionar os dados teóricos com a realidade prática, através de pesquisas, estudos e seminários;
Proporcionar aos profissionais o acesso às novas tecnologias nos diversos cenários da área da saúde.
Proporcionar aos profissionais noções de auditoria, oferecendo subsídios suficientes à sua atualização e aperfeiçoamento;
Relacionar os dados teóricos com a realidade prática, através de pesquisas, estudos e seminários;
Proporcionar aos profissionais o acesso às novas tecnologias nos diversos cenários da área da saúde.
Público-Alvo
Enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social,
cirurgiões dentistas, administradores e áreas afins.
Matriz Curricular
Disciplina
|
CH
|
Metodologia Cientifica
|
30
|
Gestão de documentos e Auditorias
|
30
|
Gestão de qualidade e fundamentos em Auditoria
|
30
|
Planejamento, Programação e Avaliação em Saúde
|
30
|
Gestão de Pessoas e Comportamento das Organizações em Saúde
|
30
|
Marketing comunicação e atendimento de pessoas
|
30
|
Gestão logística e controle de custos em saúde
|
30
|
Sistemas e Políticas de Saúde
|
30
|
Bioestatística e Indicadores aplicados em Auditoria
|
30
|
Contextualização histórica de Saúde no Brasil
|
30
|
Bioetica e Interdisciplinaridade
|
30
|
Biossegurança
|
30
|
Trabalho de Conclusão de Curso
|
30
|
TOTAL
|
390
|
Investimento
18 parcelas de R$ 290,00
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