terça-feira, 26 de junho de 2012

Planejamento do Próximo Semestre




Na sexta-feira dia 15.06 foi realizada reunião do colegiado do curso de administração com a participação do aluno Cassio Witt. Diversos projetos estão sendo planejados para 2012.2, como a terceira edição da Feira de Agronegócios, a semana acadêmica do curso, além de visitas técnicas especiais vinculadas ao projeto coaching, uma viagem para um congresso e uma aula inaugural especial. Aguardem, em breve todas as informações serão divulgadas.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Visita à Escritório de Contabilidade



Na última semana, alunos da disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, ministrada pelo prof. Lauro Matos, visitaram o Escritório Contábil Matos, onde, com a colaboração da contadora Rose Matos, foi exposto aos alunos os principais procedimentos nos registros dos valores  e o reflexo dos mesmos nos relatórios contábeis. Foi evidenciada a importância de se manter um sistema de controle confiável para fornecer ao administrador ferramentas necessárias para a tomada de decisão.


A visita foi importante, pois o sistema utilizado para fazer os lançamentos contábeis não pode ser utilizado fora do escritório autorizado. Esta iniciativa faz parte da orientação geral do curso de administração, voltado para a inovação e o empreendedorismo, Isso significa que o professor deve oportunizar aos alunos vivências em situações e projetos de aprendizagem ativa e prática, construídos a partir de metodologias interativas e inovadoras que tirem o aluno da zona de conforto.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ofertas de Pós Graduação 2012.2



Gestão Estratégica de Marketing

Apresentação
Os conhecimentos das ciências administrativas são de fundamental importância para a região e o país. O desenvolvimento e o crescimento sustentáveis do Brasil dependem, em grande parte, da capacidade de seu empresariado. Neste contexto, as organizações devem estar aptas a oferecer e criar soluções e respostas concretas para os problemas e oportunidades do ambiente no qual estão inseridas. O melhor caminho para atingir esse objetivo é o tema central de estudo do marketing estratégico. Considerando o aumento contínuo da competitividade, é fundamental a formação continuada de profissionais capazes de assumirem o papel de líderes no processo de crescimento das organizações a partir do foco no cliente.
Objetivo Geral
Formar líderes profissionais em nível de pós-graduação com as competências necessárias para atuar na melhoria de desempenho das organizações, a partir das estratégias de marketing, com foco na orientação para o cliente.
Objetivo Específico


Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e de análise crítica dos negócios sob uma visão ampla de seu ambiente, a partir da perspectiva de marketing.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Marketing.
Oferecer ao aluno ferramentas e fundamentos para que ele possa liderar e gerenciar projetos de marketing.
 Público-Alvo
Profissionais de nível superior com exercício em funções executivas e/ou áreas afins, empreendedores, empresários, gestores públicos e demais interessados em aprofundar conhecimentos em Gestão Estratégica de Marketing com foco no cliente.

Matriz Curricular
Disciplina
CH
Direito Empresarial e do Consumidor
30
Marketing Digital e Comércio Eletrônico
30
Pensamento Estratégico
30
Fundamentos de Marketing
30
Planejamento de Marketing
30
Trabalho de Conclusão de Cursp
30
Comunicação Integrada
30
Estratégias de Marketing e Logística
30
Gestão e Inovação de Marcas e Produtos
30
Gestão de Vendas e de Serviços
30
Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing
30
Métodos de Pesquisa em Administração
30
Comportamento do Consumidor
30
TOTAL
390

Professores Confirmados
Adriana Peccin: coordenadora do curso, professora da Ulbra de Torres e Consultora.
Paulo Abdala: coordenador e professor do curso de administração da Ulbra Torres, Doutorando e Mestre em administração pela UFRGS e Consultor.
Wilmar Soares: coordenador adjunto e professor do curso de administração da Ulbra Torres e Consultor.
Rogério Silva: professor da Ulbra em diversos campi.
Euclides Rosa: professor da Ulbra e Mestre em administração pela UFRGS .
Alexandre Paim: professor da Ulbra em diversos campi.
Vinícius Magnus: gestor no SESC Hotel e professor da Ulbra Torres.
Paula Bittencourt: coordenadora do curso de desing de moda da Ulbra Torres e mestre em design pela Ulbra.
Carla Alegretti: professora de arquitetura, designer de produto e mestre em engenharia da produção pela UFSM.
Eduardo Basso Jr: coordenador do curso de administração da Ulbra Porto Alegre e Mestre em Administração pela UFRGS.

Investimento
18 parcelas de R$ 347


Finanças Empresariais e Inovação de Negócios

Apresentação
O curso de Finanças Empresariais e Inovação nos Negócios é um curso diferenciado em termos de especialização na área de administração, sendo voltado para preencher uma lacuna dos gestores e empresários, qual seja compreender negócios a partir da ótica de seus resultados, principalmente calcado nos eixos da gestão financeira e do processo de inovação. Ao propor uma visão ampliada da gestão financeira empresarial, incluindo todas as suas interfaces com as outras áreas da empresa, este curso proporciona uma perspectiva qualificada do que é uma gestão empresarial voltada para o atingimento de resultados positivos. Assim, os egressos deste curso serão especialistas em gerenciar negócios do início ao fim, aliando as capacidades analíticas, organizadoras, planejadoras e executivas com o processo contínuo de inovação, fundamental para garantir a continuidade das empresas em um mercado de crescente competitividade.
 Objetivo Geral
Capacitar os alunos para gerenciar empresas a partir da ótica financeira e da geração de resultados positivos, dando ênfase para o processo de inovação voltado para a competitividade empresarial.
 Objetivo Específico


Ampliar no aluno sua capacidade de planejamento e condução dos negócios sob uma visão ampliada que alia finanças e inovação.
Fornecer ao aluno uma sólida fundamentação nas principais áreas da Gestão Empresarial com estreita interdependência com a área de Finanças Empresariais.
Desenvolver a ênfase no processo transversal de inovação que permeia todas as áreas e processos de uma empresa competitiva.
 Público-Alvo
Profissionais de nível superior com exercício em funções executivas e/ou áreas afins, empreendedores, empresários, gestores públicos e demais interessados em aprofundar conhecimentos em gestão financeira e inovação.


 Matriz Curricular
Disciplina
CH
Gestão do Passivo Governamental
30
Gestão do Passivo Financeiro
30
Gestão de Ativos - Clientes
30
Análise Econômica e Financeira
30
Controladoria e Administração de Resultados
30
Métodos de Pesquisa em Administração
30
Gestão de Ativos - Logística
30
Gestão de Ativos - Financeiro
30
Gestão de Ativos - Fator Humano
30
Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial
30
Gestão da Inovação e do Conhecimento
30
Gestão do Passivo Trabalhista
30
Trabalho de Conclusão de Curso
30
TOTAL
390

Professores Confirmados
Ramon Krás: professor da Ulbra Tirres, contador, advogado, especialista em gestão financeira e coordenador deste curso.
Adriana Peccin: professora da Ulbra Torres e Consultora.
Paulo Abdala: coordenador e professor do curso de administração da Ulbra Torres, Doutorando e Mestre em Administração pela UFRGS e Consultor.
Wilmar Soares: coordenador adjunto e professor do curso de administração da Ulbra Torres e Consultor.
Rogério Silva: professor da Ulbra em diversos campi.
Euclides Rosa: professor da Ulbra e Mestre em administração pela UFRGS.
Eduardo Basso Jr: coordenador do curso de administração da Ulbra de Porto Alegre e Mestre em Administração pela UFRGS.
Leandro Benedetto: Professor da Ulbra Canoas, especialista em controladoria e contabilidade gerencial e controlador da Box Print.

Investimento:
18 parcelas de R$ 347





Gestão da Moda e do Varejo

Apresentação
O varejista de moda deve estar atualizado com tendências para que otimize suas compras e que a sua loja deve ter alma, pois o seu papel é trazer ao consumidor o bem-estar, podendo atender as suas necessidades e desejos. A partir de uma marca ou de um público-alvo definido, esse profissional elabora o plano de vendas anual, calcula a quantidade de peças a ser comprada mensalmente, obedecendo o giro e os estoques planejados para o negócio. Além disso, viaja para os grandes centros de moda para conhecer as últimas tendências, negocia com fornecedores, acompanha a concorrência, desenvolve coleções e calcula os preços, os mark-ups e os mark-downs para os produtos sob sua responsabilidade. Também tem noções de visual-merchandising e propõe as melhores maneiras de expor os produtos.
 Objetivo Geral
O objetivo deste curso é o de capacitar os participantes a dominar as ferramentas de Gestão de Moda com uma ampla visão do setor têxtil, visual merchandising, coleção e varejo.
 Objetivo Específico


Oferecer ao participante do curso as ferramentas necessárias ao desempenho das funções de gestão, desenvolvimento e operacionalização das atividades referentes ao varejo de moda;
Formar profissionais na área de moda com conhecimentos em projetos que envolvam sistemas de informações visuais, culturais e tecnológicas;
Permite interpretar tendências, reconhecendo as dificuldades e oportunidades para sua adequação do mix de produtos e coleções a ser trabalhado na operação da loja.
 Público-Alvo
Profissionais que atuam no mercado de moda ou que tenham interesse em ingressar no mesmo.

Matriz Curricular
Disciplina
CH
Branding de Moda
30
Planejamento de Produto e Negócios de Moda
30
Trabalho de Conclusão de Curso
30
Fundamentos Socio Antropologicos da Moda
30
Marketing de Moda
30
Visual Merchandising
30
Gestão de Serviços, Varejo e Vendas
30
Gestão de Compras e de Estoque
30
Direito do Consumidor
15
Plano de Negócios de Moda
45
Pesquisa de Moda
30
Psicossociologia da Moda
30
Finanças e Custos Aplicados á Moda
30
TOTAL
390

Investimento
18 parcelas de R$ 328,00




Gestão e Auditoria em Saúde

Apresentação
O curso é proposto pelos cursos de graduação presencial em Administração e Enfermagem da unidade Torres. Proporcionará aos profissionais da área da saúde e afins conhecimentos, habilidades e atitudes para o acesso às novas tecnologias em saúde.
 Objetivo Geral
Qualificar os profissionais de cursos superiores para a produção de novas tecnologias em saúde para atuarem como líderes nas organizações melhorando os indicadores de saúde, a otimização dos recursos disponíveis e a qualidade nos serviços de saúde.
 Objetivo Específico


Proporcionar aos profissionais noções de auditoria, oferecendo subsídios suficientes à sua atualização e aperfeiçoamento;
Relacionar os dados teóricos com a realidade prática, através de pesquisas, estudos e seminários;
Proporcionar aos profissionais o acesso às novas tecnologias nos diversos cenários da área da saúde.



 Público-Alvo
Enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, cirurgiões dentistas, administradores e áreas afins.

Matriz Curricular
Disciplina
CH
Metodologia Cientifica
30
Gestão de documentos e Auditorias
30
Gestão de qualidade e fundamentos em Auditoria
30
Planejamento, Programação e Avaliação em Saúde
30
Gestão de Pessoas e Comportamento das Organizações em Saúde
30
Marketing comunicação e atendimento de pessoas
30
Gestão logística e controle de custos em saúde
30
Sistemas e Políticas de Saúde
30
Bioestatística e Indicadores aplicados em Auditoria
30
Contextualização histórica de Saúde no Brasil
30
Bioetica e Interdisciplinaridade
30
Biossegurança
30
Trabalho de Conclusão de Curso
30
TOTAL
390

 Investimento
18 parcelas de R$ 290,00