terça-feira, 29 de novembro de 2016

Liderança Empreendedora


Por Adriéli Rodenbusch acadêmica do curso de Administração da Ulbra Torres  e Paulo Roberto de Lima Bogado  Professor do Curso de Administração Ulbra Torres/RS

 

Liderança Empreendedora

 

É indiscutível a influência dos líderes, mas poucas pessoas colocadas como coordenadores estão preparados para desempenhar uma liderança empreendedora e transformadora, capaz de mobilizar os liderados para as mudanças necessárias na empresa e com foco em resultados.

O empreendedor é aquele que tem a capacidade de criar algo novo, usando de muita coragem consegue colocar em pratica sua criação, não se deixa abater por fracassos ou enganos, empreender torna-se seu objetivo de vida.

A liderança é uma competência-chave no sucesso das empresas, principalmente quando você concorre num mercado onde o cliente só percebem diferença de preço.

Mas se acredita que ser um bom chefe, elogiar, conseguir bons resultados e passar a mão na cabeça é ser um bom líder. Está enganado, liderar é fazer com que todos acreditem que as ações impactam diretamente no desenvolvimento da empresa e quanto isso possui importância para seu desenvolvimento pessoal. É conscientizar, motivar sem ser autoritário.

O líder possui uma posição de muita responsabilidade, sua habilidade de solucionar problemas e influenciar pessoas fazem a diferença para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Desde o início o empreendedor precisa saber quais são seus pontos fortes que servirão para alavancar seu projeto, e deve estar preparado, subentendido como a formação adequada, que pode ser nata ou treinada. Atuando como um agente de mudanças, levando seus colaboradores à ação, trabalhando pelo desenvolvimento do processo todo, trazendo um ambiente de satisfação das necessidades pessoais de cada um, por meio de muita comunicação.

Comunicação é processo dinâmico e contínuo de transmitir mensagens com o objetivo de afetar e modificar o comportamento dos outros. É a troca de ideias, visando integrar uma equipe na execução de atividades, a fim de atingir os objetivos propostos.

Já empreendedor erra bastante em relação ao líder, ele é ousado, mesmo percebendo os riscos vai enfrente mais rapidamente e quando erra, age o mais rápido possível para tentar solucionar a situação, e vem daí sua qualidade de solucionar problemas rápidos.

O exercício da liderança é complexo para a maioria das pessoas. Não se nasce sabendo e as escolas regulares pouco ou nada ensinam sobre a arte da liderança. Aí reside a importância do diagnóstico e da criação de uma matriz de treinamento focado nas necessidades específicas de cada colaborador colocado na posição de liderança, aliado à visão do planejamento estratégico da organização

A liderança e o empreendedorismo andam juntos, pois com a liderança certa em uma empresa, todos os processos tem mais qualidade, os funcionários se sentem mais valorizados, fazendo com que alcance mais rápido um bom posicionamento de mercado e consequentemente bons resultados.

O desafio das lideranças é identificar, despertar, formar e conduzir os empreendedores que existem nas empresas. Portanto, ser líder não é suficiente para enfrentar este desafio, porque o empreendedor é uma figura difícil de se lidar.

Para isso é preciso ser um líder empreendedor, reunir as características de liderança e as características de empreendedor, pois uma coisa é certa: Empreendedores só podem ser liderados por empreendedores!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O MARKETING mudou. Sua empresa já se tocou?


Adriana Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de Administração Ulbra Torres/RS – CRA 25037

 

O MARKETING mudou. Sua empresa já se tocou?

O advento da internet como ferramenta de marketing subverteu o mercado de diversas maneiras. A comunicação de massa perdeu espaço para o diálogo personalizado com o consumidor e as verbas migram, cada vez mais, para mídias online, onde o sucesso das campanhas depende de estratégias diferentes do tradicional.

É necessário se adequar ao meio e ao comportamento do consumidor online. Este cenário é particularmente favorável às pequenas empresas, pois no ambiente digital, muitas vezes, a criatividade e a inovação são mais eficientes que ter grandes somas de dinheiro disponíveis para investir.

Na mídia tradicional, praticamente só as grandes marcas conseguem a atenção do público, por meio da massificação de campanhas em mídias eletrônicas (rádio, TV) ou impressas (jornais, revistas, panfletos). É claro que grandes verbas destinadas ao marketing, seja ele on ou offline, resultam em maiores resultados se comparadas a campanhas de baixo investimento financeiro.

Então, por que pequenas empresas devem investir em Marketing Digital?

Maior índice de retorno efetivo

O marketing digital dá às pequenas empresas a possibilidade de reduzir essa diferença de resultado e, em alguns casos, até de alcançar resultados tão expressivos quanto aqueles obtidos por meio de altos investimentos. Isso, por si só, é motivo suficiente para as pequenas empresas considerarem fortemente ter o digital como ponto central e prioridade dos seus investimentos em marketing.

Em outras palavras, isso significa dizer que cada real mal investido tem muito mais peso para as pequenas empresas em comparação com as suas grandes concorrentes. Ou seja, você deve procurar ser sempre muito assertivo nos seus investimentos, pois só assim você poderá alcançar igualdade de condições de competitividade no mercado.

Mensuração do ROI


O marketing digital atende plenamente a este propósito, pois oferece todas as condições para que você mensure o ROI (sigla do inglês Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) de cada centavo das suas campanhas. Aqueles que acompanham estes números de perto e estão atentos à performance de suas ações online têm a possibilidade de cortar ou aumentar, com toda agilidade e em muitos casos até instantaneamente, os investimentos em uma determinada mídia, de acordo com a sua performance em termos de resultados.

De acordo com o “Digital Marketing Spend Report”, divulgado em 2014 pela Gartner, 40% das marcas afirmaram ter alcançado uma considerável economia nos seus investimentos usando o marketing digital como ferramenta de promoção dos seus produtos ou serviços. Na mesma pesquisa, 28% dos entrevistados afirmaram já estar transferindo recursos do marketing offline para o digital. Os números para 2016 prometem ser ainda maiores.

 

A chave para o sucesso no marketing digital é construir um fluxo lógico de tráfego qualificado, pois desta forma é muito mais fácil converter este tráfego em vendas ou leads. Quanto mais você puder qualificar suas visitas e criar este fluxo, mais verá seu ROI aumentar e seu negócio ter sucesso a partir de ações online.

Alto nível de segmentação


Umas das principais razões que destacam e diferenciam o marketing online dos formatos tradicionais offline é a possibilidade de atingir públicos altamente segmentados em tempo real. Este artifício se reflete, diretamente, sobre o aumento de eficiência que já mencionamos como recurso para que as pequenas empresas possam usar, efetivamente, o marketing digital como forma de se diferenciar da concorrência.

Ao contrário das mídias tradicionais, em que uma única mensagem é propagada para todos os públicos, no digital você tem a possibilidade de falar com audiências cada vez mais segmentadas e até mesmo individualizadas.

As necessidades do consumidor mobile


Não existem dúvidas de que o mobile é a grande tendência da web! Os acessos à rede por dispositivos móveis são cada vez mais numerosos. Isto significa que os gestores de marketing devem estar muito atentos a esta nova realidade e o mercado de marketing digital vem se preparando para esta situação já há alguns anos. Desta forma, investindo no digital você, muito provavelmente, estará alinhado à vanguarda da mobilidade, antecipando as necessidades dos seus clientes.

Reputação de marca online


Uma importante vantagem do marketing digital é a possibilidade de gerenciar e de otimizar a reputação das marcas online. O comportamento do consumidor mudou muito depois do advento da internet e, hoje em dia, as pessoas dialogam livremente sobre produtos, serviços e as próprias empresas nas redes sociais.

O alcance dos comentários, negativos ou positivos, que antigamente se restringia ao círculo familiar e de amigos próximos, agora se expandiu para toda a rede de relacionamento dos consumidores no Facebook e no Twitter e potencialmente por toda a web, em casos específicos que se tornam populares e “viralizam” na rede. Investir no digital é a melhor forma de ter consciência de tudo o que é dito sobre a sua marca online, posicionar-se quando necessário e contornar eventuais crises. Mas principalmente, criar relacionamento com o seu público, onde num cenário ideal você começará a criar “embaixadores” da sua marca online, que contribuem positivamente para a sua imagem no mercado, sem gerar custos para você.

Qual é a situação do seu negócio em relação a estes aspectos? Já compreende a maioria destes tópicos e orienta suas ações para tirar proveito deles? Ainda está pouco familiarizado com estes conceitos? Busque conhecê-los o quanto antes, caso você queira se manter no mercado.

 

ULBRA Torres recebe homenagem da CDL Torres e Sindilojas


Reconhecimento

01/11/2016 20:35 - ULBRA TORRES

ULBRA Torres recebe homenagem da CDL Torres e Sindilojas

Entidades reconheceram o trabalho realizado pela Instituição de Ensino



A ULBRA Torres recebeu, no dia 21 de outubro, uma homenagem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Torres (CDL Torres) e Sindilojas. O Presidente do CDL, Juares Natalino Matos, entregou à Diretora Débora Borges Thomas, o Troféu Mérito Empresarial Lojista em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Universidade no município e na região.  

A homenagem foi realizada após a premiação das empresas e dos profissionais liberais mais lembrados em seus respectivos segmentos, na pesquisa Prêmio Mérito Empresarial Lojista 2016.

A Diretora Geral da ULBRA Torres, professora Débora Borges Thomas, destacou que "é uma honra muito grande receber esta homenagem do CDL e Sindilojas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ULBRA Torres no município e na região. A ULBRA Torres destaca-se como uma Universidade comprometida com um ensino de qualidade, eficaz e inovador e, muito especialmente, pela sua representatividade na sociedade local e regional com seus projetos comunitários e de atendimento ao público".

A ULBRA Torres é parceira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Torres (CDL Torres) e Sindilojas na realização do Prêmio Mérito Empresarial Lojista, cujo objetivo é homenagear Empresas, Profissionais Liberais e Prestadores de Serviços do nosso município, que ao longo do ano foram os mais lembrados em seus respectivos segmentos. A pesquisa é realizada pelos alunos do Curso de Administração e integrantes da ADEM (Empresa Junior) da ULBRA Torres.

 

3º Inove Matéria Zero Hora