A região do Vale Europeu, como é conhecida a área de Blumenau, se destaca na produção nacional de cerveja artesanal e na sua exploração com interesse turístico, motivada por investimento e incentivos estaduais. Como mercado em crescimento, a cerveja artesanal, de preço mais alto do que as tradicionais cervejas industrializadas, é um reflexo do aumento de renda do brasileiro, que faz com que seus gostos se sofistiquem.
A turma da viagem foi composta por 19 alunos, mais o prof. Lauro Mattos, o coordenador do curso de administração da Ulbra POA, prof. Eduardo Basso Jr., e o coordenador do curso de administração da Ulbra Torres, prof. Paulo Abdala. A excursão partiu de Torres na madrugada do dia 10 e na chegada em Blumenau a turma foi direto visitar o Glaspark.
![]() |
Turma Completa no Glaspark |
O glaspark é uma fábrica de vidros artesanal, feito no estilo dos vidros de Murano na Itália. O processo de fabricação, o qual pudemos acompanhar enquanto recebíamos explicações de um dos mestres, é praticamente o mesmo de séculos atrás, sendo, sobretudo, uma forma de arte. Aqui ficou marcante, desde o início da viagem, a organização do turismo na região, sendo que a fábrica, além de contar com uma estrutura para receber o turista, tem uma loja super completa.
![]() |
Alunos Acompanhando a Fabricação de Vidro |
A próxima parada foi no museu da Hering. Lá foi possível conhecer toda a história desta empresa secular em uma visita guiada por um museu interativo e muito interessante. No final, claro, teve uma parada para fazer compras na loja Hering de fábrica.
Museu Hering |
Depois de um descanso no hotel e um belo almoço, partimos para conhecer três cervejarias. Na primeira, a Schornstein em Pomerode, tivemos a oportunidade de ser recebidos pelo mestre cervejeiro, que nos explicou todo o processo de fabricação desde o princípio. Também nos foi narrado o desenvolvimento da empresa e da marca, hoje reconhecida como uma das melhores cervejas da região. Chamou atenção também o local onde fica a cervejaria, com um bar decorado com motivos da Alemanha, tocando música típica e com cardápio tradicional.
Schornstein @ Pomerode |
Mestre Cervejeiro Explicando Fabricação |
Cerveja Especial é Servida em Copo Especial |
Prost! |
Vista do Vale na Dasbier em Gaspar |
Bluemenau- rua típica |
Por fim, resta dizer que a viagem foi realmente muito proveitosa para todos. De acordo com o aluno Gustavo Pompeu, a viagem serviu para trazer muitas ideias novas sobre como explorar o turismo e os serviços com qualidade. Outros, como os alunos Matheus e Norton, estão pensando em fundar suas próprias marcas de cerveja, uma tendência nacional que ainda é tímida na região do litoral norte. Para Cassio Witt, impressionou a organização e a limpeza da cultura de trabalho Alemã.
Enfim, foi mesmo uma experiência gratificante. Que venha a próxima no ano que vem.
Agradeço a todos os presentes.
Paulo Abdala
Coordenador do Curso de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário