sexta-feira, 4 de dezembro de 2015



SAZONALIDADE

Como vencer essa barreira em seu próprio negócio?
Por Everton Borges Behenck , acadêmico do Curso de Administração - Ulbra Torres/RS

Para entendermos melhor sobre o assunto, a sazonalidade de um produto ou serviço prestado pode fazer toda a diferença no seu faturamento – para bem ou para mal. Tudo irá depender do planejamento de sua empresa.
Em alguns lugares é visto um fenômeno muito claro de mudança de hábitos dos consumidores. Começa o verão e muitas preferências de consumos mudam em comparação a outra estação que acaba de encerrar. A venda de bebidas geladas, sorvetes e roupas mais leve vão às alturas. Seus hábitos de consumo mudam drasticamente de acordo com a estação. Já os cobertores, jaquetas, botas e aquecedores agora perdem espaço. Dentro de alguns meses as vendas desses produtos provavelmente irão aumentar, mas quando sua empresa encontra-se desfavorável e suas vendas despencam bastante devido a esse fenômeno, é preciso ter um modelo de negócios muito estruturado para lidar com isso. 

Está claro que alguns produtos só vendem no inverno e outros só no verão.  Assim como árvores de natal só vendem no natal e ovos de páscoa só vendem na páscoa. Estamos falando de hábitos de consumo, comportamento. Em outras palavras, de algo imprevisível. Algumas coisas são impossíveis (como vender aquecedor em janeiro), outras são complicadas como, por exemplo, vender sorvete em julho, porém não é totalmente inviável, pois se você está no ramo de sorvetes é preciso parar de pensar só em sorvetes e administrar uma empresa criativa e de sucesso. Estamos em tempos diferentes, hoje em dia sorveterias vendem lanches, livrarias vendem videogames e agências de turismo têm aviões e navios. O difícil é navegar por outros mares sem esquecer-se do ponto de partida. É aqui que mora o perigo. 

Em se tratando de sazonalidade, podemos trabalhar com algumas estratégias, como ampliar o seu portfólio, por exemplo. Vamos pensar em uma sorveteria. A opção mais pensada seria vender lanches. Mas isso pode ser perigoso, pois a distanciaria da imagem de sorvetes. A ideia que talvez mais agradasse seria vender produtos mais adequados à estação como sorvetes quentes, chocolates quentes, café, chá, frutas, etc. Educando assim os consumidores a tomarem sorvete no inverno, misturando a frutas e biscoitos, como uma refeição leve. Embora dificilmente se compare ao verão, a performance de vendas, com isso, pode não sofrer uma queda tão dramática. A questão é quebrar a cabeça para contornar esta situação dentro de sua empresa.

A melhor forma de lidar com a sazonalidade é ter uma mente aberta e ser ousado. Lidar com a sazonalidade, geralmente, requer uma grande quantidade de energia. Mas é assim que a natureza lida com as dificuldades, gastando mais energia. Da mesma forma que o nosso corpo necessita de 25% mais calorias no inverno para se manter saudável, as empresas precisam se esforçar mais em mercados delicados como os sazonais.
 
Descubra exatamente quando ocorrerá à sazonalidade do seu produto, tenha datas bem definidas em mente. Só assim você conseguirá destinar os recursos e a estrutura necessária para atender à sua demanda. 

Então, caso você tenha um produto ou serviço que considere sazonal, o primeiro passo para não ter surpresas negativas é montar um planejamento. E o ideal é que isso aconteça no início do ano, para que você consiga prever as oscilações que o consumo poderá sofrer. Assim, você conseguirá definir algumas estratégias para enfrentar os momentos de sazonalidade dentro do seu negócio.






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