sexta-feira, 6 de junho de 2014

A NOVA ONDA DO MARKETING

A NOVA ONDA DO MARKETING

Fala-se tanto em marketing pessoal, fidelizar clientes, trabalho em equipe, promoções de vendas.  O consumidor se tornou mais exigente em relação à marca. Já não basta que ela apareça na televisão ou no jornal. Para que seja realmente percebida, precisa estar disposta a se relacionar com o seu público-alvo. Efetivamente, o consumidor quer proximidade, busca experiências com a marca. O consumidor almeja dialogar com ela, dizer o que pensa a seu respeito, ser ouvido e obter respostas. Nesse cenário de mudanças, o marketing de relacionamento surge como uma nova ferramenta para a construção da marca e consequentemente da imagem da empresa.  Autores ressaltam que um dos principais objetivos deste tipo de marketing é desenvolver relacionamentos profundos e duradouros.
Este processo, porém, não ocorre isoladamente dentro da empresa. Toda a organização precisa estar alinhada com esse posicionamento e seus objetivos. As premissas básicas do marketing de relacionamento são: pensar realmente no consumidor, ouvir o que ele pensa e sente e estar verdadeiramente disposto a atendê-lo.
Marca sempre foi sinônimo de diferenciação, a maneira utilizada para identificar produtos e atribuir-lhes características diversas, ou seja, marca transmite ao consumidor o benefício principal de um produto, de dentro de uma embalagem, através da qual o consumidor não consegue ter uma experiência prévia. 
A Imagem da marca representa como o consumidor percebe a empresa, ou seja, o que o cliente pensa quando é exposto a uma determinada marca através de qualquer programa de marketing ou vendas. Um grande erro gerado pela ansiedade ou pela falta de preparo dos gestores de marketing ou vendas é comunicar-se com seus clientes sem saber exatamente se eles, os clientes, percebem a empresa da mesma forma com que a empresa gostaria de ser percebida.
A melhor forma de compreender a IMAGEM da marca é através de uma pesquisa formal na própria base de clientes da empresa. Clientes que tenham comprado nos últimos 3 meses para garantir o “frescor” do feedback.  
Ao ver resultados lembre-se de que receber elogios da sua própria base de clientes não representa nada mais que o esperado. Por outro lodo, a crítica deve ser escutada com muita atenção já que os próprios clientes estão reportando as deficiências da empresa.
Com toda essa mudança, há uma nova onda no marketing, denominada de Marketing 3.0, que trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados.
Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Entre as forças dessa nova onda do Marketing está a co-criação, movimento que significa a vontade do consumidor em interferir nos processos criativos e de produção das empresas.
Analisar a experiência que o cliente tem com um serviço pode ser a chave da diferenciação na busca da vantagem competitiva.
Consumidores estão se tornando “proconsumidores”, ou seja, consumidores proativos que não se contentam mais em receber um produto pronto sem os seus “palpites” na elaboração do produto ou serviço.
Consequentemente e além de tudo isso, estamos diante da nova forma de consumo, a CUSTOMIZAÇÃO, que consiste em fazer um produto com a cara do seu consumidor, serviço este já explorado por marcas consagradas como: SUBWAY, onde você monta o seu lanche, COCA-COLA,  traz o seu nome ou seu time do coração na lata, GAFISA,  permite o cliente mudar a divisão interna do seu apartamento no próprio site da construtora antes mesmo de ser entregue, as montadoras de automóveis, que disponibilizam em seus sites a forma como montar seu carro entre opcionais, cores e acabamento, e inúmeros outros exemplos de marcas que estão seguindo esta nova onda.

Professora e Coordenadora Adriana Peccin


Nenhum comentário:

Postar um comentário