sexta-feira, 6 de junho de 2014

LIDERANÇA COACHING

LIDERANÇA COACHING: CULTURA MODERNA NAS EMPRESAS

As evoluções econômicas, sociais, de consumidores, tecnológicas vem gerando a necessidade das empresas em redefinir os papéis dos líderes. Entendemos aqui como líderes todo e qualquer profissional responsável pela transformação do capital humano em capital intelectual, ou seja, transformando pessoas em talentos.
O tipo de cultura e de liderança que, infelizmente, ainda perdura na maior parte das empresas brasileiras não conseguiu acompanhar a rápida evolução mercadológica, social e tecnológica. Com isso evoluiu a geração “Y” focada em projetos e em realizações pessoais. Quase culminando com o individualismo. Os empresários perceberam que seria fundamental investir em pessoas, talentos e mais que isso, entender a mente e alma dessa nova geração.
Perceberam que: iniciativa, lealdade, dedicação de corações, mentes e almas não se compra, se “conquista”. E essa conquista deve vir de quem foca as pessoas e objetiva os resultados empresariais através delas. E não o contrário.
O contexto de mudanças no qual vivemos demanda líderes mais humildes, que saibam ouvir seus profissionais, que estimulem a inovação e a capacidade de criação de seus talentos. O perfil controlador, centralizador, individualista e autocrático perdeu espaço para a liderança participativa, inspiradora, responsável e motivadora. A liderança moderna entende que as decisões devem ser compartilhadas com a equipe por resultados eficazes para ambas as partes.
Nesse cenário emerge a Liderança-Coaching como instrumento de gestão e de desenvolvimento de pessoas, principalmente pela época em que vivemos onde a Geração “Y” domina a força de trabalho nas empresas e muitos desses já assumindo os seus papéis de liderança.
A questão a ser respondida: O que é Liderança-Coaching?. É aquela que ajuda sua equipe a desenvolver seu potencial e suas habilidades e competências tanto técnicas como gerenciais e comportamentais. O instrumento para essa execução chamamos de “comunicação” onde o processo de feedback alinhado a um perfeito processo de Endomarketing busca desenvolver sentimentos de pertencer e de mais valia para toda a equipe.
A Liderança-Coaching procura desenvolver o propósito e o significado de cada profissional onde a identificação das competências servirão para alinhamento aso objetivos individuais. Essa relação busca eliminar os gaps de habilidades, conhecimentos e atitudes convergindo para o desenvolvimento da construção do sentimento de pertencer e de mais valia à empresa.
Se a cultura das empresas permitirem um moderado avanço nesse sentido poderemos ver os resultados dessa liderança-coaching na oferta honesta do feedback, no saber ouvir, no aceitar a discórdia, no admitir os erros, no permitir os erros, no reconhecimento das diferenças individuais, no apoio à equipe, e na ajuda aos talentos que os sucessos serão alcançados.
A Liderança-Coaching é respeitada pela referencia, pelas atitudes, pelos exemplos. Mostra controle, dá atenção aos seus talentos e incentiva-os. Sustenta suas escolhas com os liderados, estimula a participação e aceita a discórdia. Aprende escutando e entende praticando. Sabe lidar com os conflitos e incentiva os talentos a arriscarem, a se realizarem.
Ao liberar os profissionais a criarem, inovarem, serve a essas pessoas compartilhando responsabilidades. Ou seja: é um Processo que ativa as redes de cooperação, possibilitando que o capital humano (intelectual, emocional e operacional) circule livremente dentro da organização em prol de melhores resultados.
Deve ser aplicada: na melhoria do desempenho funcional; no Desenvolvimento de competências e habilidades; no Aprendizado e obtenção de conhecimento, na Aplicabilidade do conhecimento; no Diagnóstico e resolução de problemas; na Criatividade e inovação no trabalho; no Foco na aprendizagem, em uma abordagem educacional e pedagógica, auxiliando as pessoas a aprender.
A quem interessar possa, esse novo processo de Liderança é a nova “arma” para acertar em cheio os resultados econômicos e financeiros das empresas, a partir do desenvolvimento de pessoas. Para utilizá-la basta ter visão, vontade e alguma coragem para implantá-la.

Consultor e Professor:
Wilmar Humberto Caldas Soares




Nenhum comentário:

Postar um comentário