segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Empreenda até mesmo quando o cenário econômico não está ao seu favor



Por Adriana Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de Administração Ulbra Torres/RS – CRA 25037

Empreenda até mesmo quando o cenário econômico não está ao seu favor
A economia brasileira não está em sua melhor fase. Muito pelo contrário: estamos passando pela maior recessão desde o início dos anos 90 e o forte aumento do desemprego já é uma realidade para muitos.
Fazendo uma reflexão, muitos avaliam se possuem o perfil para empreender, encarando o desemprego como o incentivo que faltava para, enfim, abrir aquele negócio com o qual sempre sonharam. Mas lembrem-se , empreender não é uma ‘tábua de salvação’ e sim uma vontade de construir algo, embasada em muito trabalho e planejamento. 
Empreender faz parte do espírito do brasileiro e acreditar que ter o seu próprio negócio está entre os principais motivos que levam a fazer com que o número de negócios próprios (formais e informais) cresçam a cada dia. Muitos negócios se iniciam diante da adversidade decorrente por exemplo, de uma perda de emprego ou diminuição de renda causados pelo cenário econômico.
Acredito que dois são os passos importantes para que o seu negócio possa prosperar mesmo num cenário adverso. O primeiro passo para ter sucesso em seu negócio próprio é: qualifique-se, pois o seu negócio terá o seu modelo mental e durante muito tempo todas as decisões serão tomadas por você. Se você pensa em abrir uma loja de doce por fazer os mais fantásticos doces, lembre-se que você também será responsável por calcular o breakeven, a margem de contribuição, a reposição de estoques e ainda pagar o aluguel no final do mês.
Como saída a esse primeiro desafio é iniciar  um bom curso de graduação ou pós-graduação nas áreas de negócios, como Administração,  Gestão Estratégica e outros. Entretanto sei que existem alguns fatores que impedem que esse importante passo seja tomado, a começar pela própria “urgência” em se começar o negócio e a oportunidade que às vezes bate à porta.
Outro passo que julgo ser importante para o sucesso do seu negócio é: qualidade. Na crise, o recurso é ainda mais escasso, o consumidor vai procurar gastar pouco e consumir com qualidade. Poderia devagar sobre qualidade por muitos caminhos, mas o ponto que gostaria de abordar é somente o mais lógico. Você terá de garantir que o seu produto é bom o suficiente para competir com tantos outros que já estão no mercado e ainda assim ter um diferencial que possibilite o crescimento de sua empresa. Por conseguinte é de se imaginar que para isso ele terá de ser melhor do que o que já existe no mercado.
E como fazer tudo isso e ainda garantir qualidade no meu negócio? Esteja apto a identificar gargalos, sanar problemas e garantir que o produto chegue ao teu cliente dentro daquilo que ele imaginou ou, se possível, superando suas expectativas. Dessa forma, o seu produto dificilmente cairá na lista de supérfluos.
O segredo é estar qualificado e preparado para superar a crise, se você conseguir isso nesse momento, quando chegar o momento mais calmo, você estará muito forte para competir num mercado mais atrativo.


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