Por
Adriana Peccin Consultora empresarial, professora e coordenadora do Curso de
Administração Ulbra Torres/RS – CRA 25037
Empreenda até
mesmo quando o cenário econômico não está ao seu favor
A economia brasileira não
está em sua melhor fase. Muito pelo contrário: estamos passando pela maior
recessão desde o início dos anos 90 e o forte aumento do desemprego já é uma
realidade para muitos.
Fazendo uma reflexão, muitos
avaliam se possuem o perfil para empreender, encarando o desemprego como o
incentivo que faltava para, enfim, abrir aquele negócio com o qual sempre
sonharam. Mas lembrem-se , empreender não é uma ‘tábua de salvação’ e sim uma
vontade de construir algo, embasada em muito trabalho e planejamento.
Empreender faz
parte do espírito do brasileiro e acreditar que ter o seu próprio negócio está
entre os principais motivos que levam a fazer com que o número de negócios
próprios (formais e informais) cresçam a cada dia. Muitos negócios se iniciam diante da
adversidade decorrente por exemplo, de uma perda de emprego ou diminuição de
renda causados pelo cenário econômico.
Acredito que dois são os
passos importantes para que o seu negócio possa prosperar mesmo num cenário
adverso. O primeiro passo para ter sucesso em seu negócio próprio é:
qualifique-se, pois o seu negócio terá o seu modelo mental e durante muito
tempo todas as decisões serão tomadas por você. Se você pensa em abrir uma loja
de doce por fazer os mais fantásticos doces, lembre-se que você também será
responsável por calcular o breakeven, a margem de contribuição, a reposição de
estoques e ainda pagar o aluguel no final do mês.
Como saída a esse primeiro
desafio é iniciar um bom curso de
graduação ou pós-graduação nas áreas de negócios, como Administração, Gestão Estratégica e outros. Entretanto sei
que existem alguns fatores que impedem que esse importante passo seja tomado, a
começar pela própria “urgência” em se começar o negócio e a oportunidade que às
vezes bate à porta.
Outro passo que
julgo ser importante para o sucesso do seu negócio é: qualidade. Na crise, o
recurso é ainda mais escasso, o consumidor vai procurar gastar pouco e consumir
com qualidade. Poderia devagar sobre qualidade por muitos caminhos, mas o ponto
que gostaria de abordar é somente o mais lógico. Você
terá de garantir que o seu produto é bom o suficiente para competir com tantos
outros que já estão no mercado e ainda assim ter um diferencial que possibilite
o crescimento de sua empresa. Por conseguinte é de se imaginar que para isso ele
terá de ser melhor do que o que já existe no mercado.
E como fazer tudo isso e
ainda garantir qualidade no meu negócio? Esteja apto a identificar gargalos,
sanar problemas e garantir que o produto chegue ao teu cliente dentro daquilo
que ele imaginou ou, se possível, superando suas expectativas. Dessa forma, o
seu produto dificilmente cairá na lista de supérfluos.
O segredo é
estar qualificado e preparado para superar a crise, se você conseguir isso
nesse momento, quando chegar o momento mais calmo, você estará muito forte para
competir num mercado mais atrativo.
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